7 erros que as empresas cometem em suas páginas no Linkedin
O Linkedin é uma rede social profissional que oferece um imenso potencial para o marketing empresarial. A maior plataforma de contatos e relacionamentos profissionais do mundo amplia o networking, fortalece as marcas e melhora a comunicação institucional dos negócios.
Para usar as Company Pages para potencializar os resultados das empresas, é importante respeitar a cultura e o código de comportamento do Linkedin. Isso significa que é necessário apostar na distribuição de conteúdos relevantes e voltados apenas para o universo corporativo e profissional. Além disso, é importante criar um resumo atrativo da empresa, produzir um descritivo profissional com as vantagens e diferenciais da organização e empregar estratégias de divulgação de produtos e serviços nas Showcase Pages.
Implementar melhorias nas páginas empresariais do Linkedin pode até parecer difícil, mas, na verdade, é bastante simples quando a empresa tem um bom suporte de marketing digital e gestão de redes sociais. Um trabalho sério e profissional de comunicação via Linkedin precisa levar em conta que esta rede social tem um perfil segmentado que deve ser respeitado. Ao contrário de Facebook, Twitter e Instagram, o foco do Linkedin é absolutamente o mundo dos negócios!
Confira algumas dicas para evitar erros e comportamentos amadores no Linkedin:
1. A primeira regra de ouro para as empresas que desejam investir na comunicação via Linkedin é compreender a tipologia da página que está sendo criada. As organizações precisam se cadastrar no Linkedin para terem páginas de empresas, e não perfil pessoal, como os profissionais comuns fazem.
2. As páginas empresariais do Linkedin devem ter uma foto de capa profissional e com imagem de alta qualidade e o logotipo da empresa. Estes dois elementos são responsáveis por apresentar a identidade visual da organização para seus seguidores.
3. O perfil da empresa deve ser preenchido corretamente, sem erros de português e com linguagem corporativa. A descrição do negócio é importante para garantir relevância à empresa nas buscas realizadas pelos usuários do Linkedin. Outra dica interessante é ter o conteúdo em mais de um idioma.
4. Um erro grave de muitas empresas é criar a Company Page no Linkedin e deixá-la abandonada, sem atualizações de conteúdo. O objetivo da rede social é fomentar discussões e gerar networking profissional, parcerias e negócios. Para que este objetivo seja alcançado com êxito, a página precisa de atualizações periódicas.
5. O Linkedin oferece a opção de grupos corporativos, onde as empresas podem trocar informações e interagir. É importante que as organizações e seus profissionais criem e participem de grupos com temáticas interessantes para seus segmentos.
6. O marketing de relacionamento estabelecido no Linkedin precisa agregar valor para a empresa. Para isso, é necessário ter um plano de marketing digital. Apostar nesta comunicação de forma amadora pode prejudicar muito a imagem da organização.
7. A página do Linkedin garante uma divulgação direta para a empresa e traz credibilidade, mas, para isso, é preciso que toda a equipe esteja engajada no uso e compartilhamento dos conteúdos na rede social. Além disso, as empresas devem sensibilizar e informar seus funcionários sobre o uso correto do Linkedin. É fundamental que os colaboradores mantenham uma postura profissional e estejam alinhados com a estratégia de presença digital da empresa na rede social. Isso inclui, entre outras coisas, escolher corretamente a foto de perfil e evitar postagens polêmicas, preconceituosas e que possam prejudicar a imagem da empresa.
Por Dudia Dsign | 19/02/2017